Notícias
Pesquisadores poderão indicar auxiliares para Solicitações de Mudanças
Desde 2 de abril de 2019, uma nova funcionalidade no Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) da FAPESP permite que o Pesquisador Responsável indique um usuário adicional do sistema que o auxiliará na gestão dos auxílios e bolsas sob sua responsabilidade, preparando, nesta primeira fase, a elaboração das Solicitações de Mudança (SMs).
A FAPESP considera essencial que exista o apoio institucional aos cientistas na gestão e administração de projetos de pesquisa, de forma que eles possam se dedicar mais à pesquisa e à orientação dos alunos.
A delegação deve ser feita para um Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP), vinculado à Instituição Sede do processo. Neste momento, a delegação servirá apenas para elaboração (e não para a submissão) de SMs, não permitindo qualquer outra ação.
Para unidades que não tenham um EAIP, poderá ser aceita, em certas condições, a indicação de uma pessoa física como delegado do Pesquisador Responsável. Neste caso, a FAPESP não aceitará a indicação de estudantes, bolsistas ou pós-doutores, devendo a pessoa indicada ser parte do corpo de funcionários de apoio da unidade que sedia o auxílio ou bolsa.
Após conclusão da elaboração pela pessoa delegada, a SM só pode ser aprovada e submetida pelo responsável e/ou beneficiário do processo, podendo ainda ser revisada ou alterada por esses.
A funcionalidade também permitirá consultas do menu “Mais Informações” do processo como: aceite da concessão, compromissos, contratos e aditivos, histórico de eventos, processos vinculados a este processo, propostas, RCs, Atas de defesa e SMs e súmulas curriculares.
Para as instituições que contam com um EAIP que tem pessoal treinado pela FAPESP, o dirigente da instituição receberá um e-mail solicitando informações para o cadastramento do EAIP.
Somente após o cadastramento do Escritório e seu Gestor pela FAPESP, os membros do escritório poderão ser indicados pelo Gestor e os beneficiários e/ou responsáveis com processos vinculados à instituição poderão vincular seus processos ao escritório. Os manuais para delegação e elaboração de SMs estão disponíveis no SAGe.