Notícias

FAPESP-Microsoft Research abrem nova chamada

FAPESP-Microsoft Research abrem nova chamada Instituto Virtual de Pesquisas lança seleção pública de propostas para apoio à pesquisa fundamental e de classe mundial em tecnologias de informação e comunicações (foto: Microsoft Research)

O Instituto Virtual de Pesquisas FAPESP-Microsoft Research lança nova chamada pública de propostas para apoio à pesquisa fundamental e de classe mundial em tecnologias de informação e comunicações.

No âmbito da chamada, a pesquisa acadêmica tem dois ingredientes essenciais: criação de novo conhecimento científico e comunicação de resultados na comunidade acadêmica mundial. Os projetos devem ter impacto por meio de: 1) pesquisa nova, criativa e interessante para o avanço das TIC; 2) Publicação e disseminação do conhecimento e de experiências para a comunidade acadêmica mundial.

As propostas devem ser apresentadas por pesquisadores de Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa, públicas ou privadas sem fins lucrativos, no Estado de São Paulo.

O total de recursos disponível para atender às propostas selecionadas é de R$ 1 milhão. As propostas deverão considerar projetos com duração de no máximo dois anos e serão recebidas pela FAPESP até o dia 4 de setembro.

O Instituto Virtual de Pesquisas FAPESP-Microsoft Research, resultado de um convênio assinado entre as duas instituições em abril de 2007, é uma iniciativa pioneira no Brasil que associa os setores público e privado de modo a estimular a geração e a aplicação de conhecimento em TIC.

A proposta do instituto é formar uma rede de pesquisadores capazes de criar novos conhecimentos que contribuam para expandir as capacidades da tecnologia de computação para atender mais e melhor questões-chave para beneficiar as pessoas, a sociedade e a sustentabilidade do planeta.

Mais informações sobre a chamada Instituto Virtual de Pesquisas FAPESP-Microsoft Research (chamada FAPESP 06/2009): www.fapesp.br/acordos-microsoft.
 


Página atualizada em 05/07/2010 - Publicada em 15/06/2009