Chamadas de Propostas

Anexo 5 - Edital de pesquisa para o desenvolvimento de Inovação em Administração Pública – Governo Inteligente

SELEÇÃO PÚBLICA FAPESP E MCTI/FINEP/FNDCT – PROPOSTAS PARA INOVAÇÃO - PAPPE-PIPE Fase 3 - 2019

Seleção pública FAPESP e MCTI/FINEP/FNDCT – Subvenção Econômica à Pesquisa para Inovação - Subvenção Econômica Nº 0107077500

Sugestão de roteiro para o Plano de Negócio – PIPE/PAPPE – FASE 3

O Plano de Negócio é uma seção crítica da proposta. É a seção na qual se terá a oportunidade de descrever a estratégia que a empresa utilizará para gerar receitas a partir da pesquisa inovativa proposta ou realizada. O Plano deve, concisamente, esclarecer as oportunidades de negócios abertas pela pesquisa para inovação, articular claramente uma proposição de valor para o potencial cliente e cobrir os pontos chave de um plano adequado ao nível de desenvolvimento da sua empresa. O Plano deve, portanto, descrever todos os esforços que estão sendo empreendidos até o momento e mapear a estratégia para o desenvolvimento da empresa, considerando o cenário atual e futuro (prospecção), bem como os recursos requeridos para permitir e potencializar as oportunidades oriundas da sua pesquisa para inovação. O Plano deve, ainda, descrever a sua visão da empresa e como a inovação proposta se insere no mercado, em particular o mercado futuro. Todas as proposições do Plano devem ser claramente enunciadas e evidências para sua validação devem ser apresentadas.

Sumário Executivo (1 pág. máx.)

• Resumo dos principais pontos do plano de negócio – 1 parágrafo contendo o que a empresa faz e qual seu ponto forte, ou seja, porque é interessante (time diferenciado, tecnologia inovadora, etc.);

• Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições;

• Dados do empreendimento;

Missão da empresa; Setores de atividades; Forma jurídica; Enquadramento tributário; Capital social; Fonte de recursos.

Análise de mercado (1 pág. máx.)

Tamanho e segmentação do mercado

Potencial e drives para o crescimento, tendências.

Mercado alvo da empresa

Clientes existentes/potenciais

Estudo dos concorrentes (Quão concorrido é o mercado? Em que base se dá a competição? Quem são os principais players?)

Produtos, serviços e soluções (1 pág. máx.)

Quais os produtos e serviços oferecidos pela empresa/sendo desenvolvidos e seus diferenciais

Estágio de desenvolvimento dos produtos e serviços

Como foram/estão sendo desenvolvidos (fonte de financiamento, parceiros, etc.)

Propriedade Intelectual – (Existente? Pleiteando? Passível de aplicação?)

Modelo de Negócio (1 pág. máx.)

Modelo de receita (como a empresa gera receita com seus produtos/serviços?)

Modelo de distribuição (quais os canais de venda e distribuição?)

Modelo de produção (como a empresa produz seus produtos/serviços?)

Plano Financeiro (1 pág. máx.)

Informar faturamento bruto e EBTIDA da empresa e se possível por produto/serviço de até 3 anos anteriores e previsão de crescimento para os próximos 3 anos.

Necessidade de investimento (quanto e para que o investimento será utilizado)

Equipe (1 pág. máx.)

Experiência acadêmica e profissional dos empreendedores

Histórico de realizações relevantes dos empreendedores

Número de funcionários dos últimos 3 anos e atual.