Notícias
Resultado do primeiro edital do Programa de Pesquisa em Educação Básica – PROEDUCA
A FAPESP e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc) anunciam o resultado da primeira chamada de propostas do programa PROEDUCA, lançada em 2022.
O PROEDUCA é um programa de apoio a pesquisas em educação básica. O objetivo é subsidiar o aprimoramento e o desenvolvimento de políticas públicas e de abordagens pedagógicas que visem a melhoria do aprendizado e a redução das desigualdades educacionais.
O PROEDUCA deverá contribuir para a solução de problemas cruciais do ensino público, desde as desigualdades de acesso e de trajetória educacional até as altas taxas de abandono e de evasão escolar, passando pela baixa participação dos sistemas públicos de educação básica na educação técnica e profissional.
Estão previstos três editais do PROEDUCA entre 2022 e 2024. O primeiro edital apoia projetos de pesquisa com foco em seis eixos estratégicos: processo de ensino e aprendizagem na educação básica pública; formação e desenvolvimento profissional docente; gestão da aprendizagem e avaliação; gestão educacional: escolas e a rede de ensino; equidade, diversidade e redução das desigualdades na educação; e tecnologia, inovação e educação profissional no currículo da educação básica.
Propostas selecionadas:
A robótica criativa e sustentável no desenvolvimento de uma educação profissional e tecnológica integrada ao Ensino Médio: potencializando projetos em uma abordagem STEAM | |
Processo | 2022/06838-5 |
Pesquisador(a) Responsável | ADRIANA APARECIDA DE LIMA TERCARIOL |
Instituição Sede | UNIV NOVE JULHO CAMPUS VERGUEIRO/UNINOVE |
Modalidade | EP 1 |
EducAção: grupo de desenvolvimento profissional como estratégia para melhoria da qualidade da aprendizagem na educação básica | |
Processo | 2022/05934-0 |
Pesquisador(a) Responsável | ANA CLAUDIA KASSEBOEHMER |
Instituição Sede | INST QUIMICA SAO CARLOS/USP |
Modalidade | EP 2 |
Ações de enfrentamento ao bullying e à discriminação na escola pública em Escolas de Guarulhos | |
Processo | 2022/06831-0 |
Pesquisador(a) Responsável | MARIAN AVILA DE LIMA E DIAS |
Instituição Sede | ESC FILOSOFIA LETRAS CIENCIAS HUMANAS/UNIFESP |
Modalidade | EP 2 |
Equidade e sustentabilidade na articulação entre currículos, práticas pedagógicas e formação docente em escolas públicas paulistas | |
Processo | 2022/06966-3 |
Pesquisador(a) Responsável | ROSANA LOURO FERREIRA SILVA |
Instituição Sede | INST BIOCIENCIAS/USP |
Modalidade | EP1 |
Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica | |
Processo | 2022/06977-5 |
Pesquisador(a) Responsável | MAURICIO PIETROCOLA PINTO DE OLIVEIRA |
Instituição Sede | INST ESTUDOS AVANCADOS/USP |
Modalidade | Temático |
Impactos da articulação de histórias infantis com o ensino por investigação na aprendizagem da Química e na Alfabetização Científica e Tecnológica de estudantes de Ensino Fundamental | |
Processo | 2022/06987-0 |
Pesquisador(a) Responsável | TATHIANE MILARE |
Instituição Sede | CENTRO CIENCIAS AGRARIAS/UFSCAR |
Modalidade | EP1 |
Uso de modelagens estatísticas e de ciências dos dados para melhorar aprendizagens e reduzir desigualdades escolares das redes públicas de ensino | |
Processo | 2022/06522-8 |
Pesquisador(a) Responsável | MOZART NEVES RAMOS |
Instituição Sede | INST ESTUDOS AVANCADOS/USP |
Modalidade | PPPP |
Jogo de Regras no Ensino Fundamental: construindo intervenções para crianças com dificuldades de aprendizagem | |
Processo | 2022/05842-9 |
Pesquisador(a) Responsável | ELIANE GIACHETTO SARAVALI |
Instituição Sede | FAC FILOSOFIA CIENCIAS MARILIA/UNESP |
Modalidade | APR |
Desenvolvimento profissional e a agência de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao promoverem uma educação interdisciplinar | |
Processo | 2022/06577-7 |
Pesquisador(a) Responsável | CELI APARECIDA ESPASANDIN LOPES |
Instituição Sede | FAC EDUCACAO/PUCCAMPINAS |
Modalidade | EP1 |
Desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática mediante interlocução colaborativa e investigativa universidade-escola | |
Processo | 2022/06692-0 |
Pesquisador(a) Responsável | ANA LETICIA LOSANO |
Instituição Sede | PRO REITORIA POS GRADUACAO PESQUISA EXTENSAO INOVACAO/UNISO |
Modalidade | EP1 |
Qualidade social na/da escola pública: construindo possibilidades junto aos estudantes. | |
Processo | 2022/06861-7 |
Pesquisador(a) Responsável | REGIANE HELENA BERTAGNA |
Instituição Sede | INST BIOCIENCIAS RIO CLARO/UNESP |
Modalidade | APR |
Formação de Professores de Ciências para a Equidade Educacional | |
Processo | 2022/06924-9 |
Pesquisador(a) Responsável | AMADEU MOURA BEGO |
Instituição Sede | INST QUIMICA ARARAQUARA/UNESP |
Modalidade | EP1 |
Projeto: O que eu quero saber... Conhecendo os Direitos Humanos | |
Processo | 2022/06942-7 |
Pesquisador(a) Responsável | ANA MARIA KLEIN |
Instituição Sede | INST BIOCIENCIAS LETRAS CIENCIAS EXATAS SAO JOSE RIO PRETO/UNESP |
Modalidade | EP1 |
Educação infantil no Município de Campinas em tempos de pandemia: Desafios para o acolhimento e a garantia dos direitos dos bebês, crianças e famílias | |
Processo | 2022/06986-4 |
Pesquisador(a) Responsável | MARIA APARECIDA GUEDES MONCAO |
Instituição Sede | FAC EDUCACAO/UNICAMP |
Modalidade | EP1 |
Itinerários Formativos e a Modelagem Matemática no Novo Ensino Médio: perspectivas e práticas | |
Processo | 2022/05760-2 |
Pesquisador(a) Responsável | ANA PAULA DOS SANTOS MALHEIROS |
Instituição Sede | INST GEOCIENCIAS CIENCIAS EXATAS RIO CLARO/UNESP |
Modalidade | EP1 |
Experimentação mediada por smartphone no ensino e aprendizagem de biologia do corpo humano: eficácia, potencial didático e formação de professores | |
Processo | 2022/06869-8 |
Pesquisador(a) Responsável | CAMILO DE LELLIS SANTOS |
Instituição Sede | INST CIENCIAS AMBIENTAIS QUIMICAS FARMACEUTICAS/UNIFESP |
Modalidade | APR |
Diálogos simétricos: educação, culturas e territorialidades | |
Processo | 2022/06848-0 |
Pesquisador(a) Responsável | EDMUNDO ANTONIO PEGGION |
Instituição Sede | FAC CIENCIAS LETRAS ARARAQUARA/UNESP |
Modalidade | EP1 |
Aprendizagem profissional de professores e futuros professores da Educação Básica: articulando o ensino e a investigação em Educação Matemática | |
Processo | 2022/06860-0 |
Pesquisador(a) Responsável | ALESSANDRO JACQUES RIBEIRO |
Instituição Sede | CENTRO MATEMATICA COMPUTACAO COGNICAO/UFABC |
Modalidade | APR |
Desenvolvimento profissional docente na escola pública: casos de ensino como estratégia formativa e investigativa | |
Processo | 2022/06954-5 |
Pesquisador(a) Responsável | MARIA DA GRACA NICOLETTI MIZUKAMI |
Instituição Sede | CENTRO EDUCACAO FILOSOFIA TEOLOGIA/UPM |
Modalidade | EP1 |
Construindo pontes entre a educação infantil e o ensino fundamental | |
Processo | 2022/06833-3 |
Pesquisador(a) Responsável | MARIA SILVIA PINTO DE MOURA LIBRANDI DA ROCHA |
Instituição Sede | FAC EDUCACAO/PUCCAMPINAS |
Modalidade | EP1 |
Ciência aberta e cidadã nas escolas | |
Processo | 2022/06862-3 |
Pesquisador(a) Responsável | NATALIA PIRANI GHILARDI LOPES |
Instituição Sede | CENTRO CIENCIAS NATURAIS HUMANAS/UFABC |
Modalidade | EP1 |
Educação Etnicorracial na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): desafios e possibilidades | |
Processo | 2022/06985-8 |
Pesquisador(a) Responsável | CLAUDETE DE SOUSA NOGUEIRA |
Instituição Sede | FAC CIENCIAS LETRAS ARARAQUARA/UNESP |
Modalidade | EP1 |
A construção de referentes avaliativos para o trabalho pedagógico em escolas implicadas com a qualidade social | |
Processo | 2022/06891-3 |
Pesquisador(a) Responsável | MARA REGINA LEMES DE SORDI |
Instituição Sede | FAC EDUCACAO/UNICAMP |
Modalidade | EP1 |
Educação em direitos humanos para a promoção da equidade e prevenção às violências nas escolas | |
Processo | 2022/06997-6 |
Pesquisador(a) Responsável | VITOR SOUZA LIMA BLOTTA |
Instituição Sede | ESC COMUNICACOES ARTES/USP |
Modalidade | EP2 |
Práxis científica-educativa e transformação da escola pública do campo | |
Processo | 2022/06907-7 |
Pesquisador(a) Responsável | IRINEU ALIPRANDO VIOTTO FILHO |
Instituição Sede | FAC CIENCIAS TECNOLOGIA PRESIDENTE PRUDENTE/UNESP |
Modalidade | EP1 |
Estratégias de leitura e formação do professor paulista: para compreender o texto - propostas e experiências no contexto das escolas públicas do Ensino Fundamental II | |
Processo | 2022/06941-0 |
Pesquisador(a) Responsável | RENATA JUNQUEIRA DE SOUZA |
Instituição Sede | FAC CIENCIAS TECNOLOGIA PRESIDENTE PRUDENTE/UNESP |
Modalidade | EP1 |
Novas abordagens em Ciências e Matemática na escola: itinerários em Arte-Educação | |
Processo | 2022/06901-9 |
Pesquisador(a) Responsável | DENISE SILVA VILELA |
Instituição Sede | CENTRO EDUCACAO CIENCIAS HUMANAS/UFSCAR |
Modalidade | EP1 |
Escolhas pedagógicas e curriculares nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o ensino na rede municipal de São Paulo em contexto de reorganização curricular | |
Processo | 2022/06782-0 |
Pesquisador(a) Responsável | CLAUDIA VALENTINA ASSUMPCAO GALIAN |
Instituição Sede | FAC EDUCACAO/USP |
Modalidade | APR |
Formação continuada de professores que ensinam matemática e seu impacto na aprendizagem dos alunos. | |
Processo | 2022/06882-4 |
Pesquisador(a) Responsável | MARCELO FIRER |
Instituição Sede | INST MATEMATICA ESTATISTICA COMPUTACAO CIENTIFICA/UNICAMP |
Modalidade | EP1 |
Narrar e (sobre)viver em processos de ensinaraprender: pesquisar em movimentos formativos nos/dos/com os cotidianos escolares | |
Processo | 2022/06842-2 |
Pesquisador(a) Responsável | GUILHERME DO VAL TOLEDO PRADO |
Instituição Sede | FAC EDUCACAO/UNICAMP |
Modalidade | EP1 |
O desenvolvimento do pensamento algébrico de estudantes do ensino fundamental no contexto do Clube de Matemática: contribuições da Teoria Histórico-Cultural | |
Processo | 2022/06902-5 |
Pesquisador(a) Responsável | VANESSA DIAS MORETTI |
Instituição Sede | ESC FILOSOFIA LETRAS CIENCIAS HUMANAS/UNIFESP |
Modalidade | EP1 |
A Educação Física no contexto do Novo Ensino Médio: traduções e potencialidades | |
Processo | 2022/06919-5 |
Pesquisador(a) Responsável | MARCOS GARCIA NEIRA |
Instituição Sede | FAC EDUCACAO/USP |
Modalidade | EP1 |