Notícias
FAPESP anuncia resultado de chamada com T-AP
Chamada no tema geral “Democracia, Governança e Confiança” foi tramitada exclusivamente pela FAPESP e recebeu propostas dos nove países participantes
A FAPESP anuncia o resultado da chamada de propostas “Democracia, Governança e Confiança”, lançada em 2023 com a Trans-Atlantic Platform (T-AP).
A Plataforma Transatlântica (T-AP) é uma colaboração entre os principais órgãos financiadores de ciências humanas e sociais na Europa, Américas e África, que visa incentivar a colaboração de pesquisa transnacional em Ciências Humanas e Sociais
A chamada foi apoiada por 11 agências financiadoras de pesquisa de nove países - além da FAPESP, SSHRC e FQRSC (Canadá), HRZZ (Croácia), NCN (Polônia), NRF (África do Sul), SNSF (Suíça), UKRI (Reino Unido), ANR (França), NSF e NEH (Estados Unidos)Cada projeto submetido teve pesquisadores de no mínimo três países diferentes, dos dois lados do Atlântico, havendo inclusive propostas com pesquisadores dos nove países. Da mesma forma que a chamada anterior, a chamada foi tramitada exclusivamente pela FAPESP e recebeu propostas dos nove países participantes. A coordenação da chamada na FAPESP ficou a cargo das professoras Claudia Bauzer Medeiros e Kavita Miadaira Hamza.
A chamada esteve aberta para propostas nas seguintes áreas dentro do tema principal: Conceitos, Entendimentos e Modelos de Democracia, Governança e Confiança; Educação; Mídia, Informação e Comunicação; Economias e Sistemas Econômicos; Identidades, Discriminação, Marginalização e Desigualdades; Ecossistemas e Ambientes; Epistemologias, Conhecimento e Expertise; História e Cultura; e Poder, Autoridade e Conflito.
Processos com participação de pesquisadores paulistas:
Número do processo |
Nome do Pesquisador |
Título do Projeto |
Instituição do Pesquisador Paulista |
Pesquisador Líder |
2023/15066-9 |
ANDRE LUIZ SICA DE CAMPOS |
Emergent Diseases, Patient Activism, and the Co-Production of Expertise and Democracy in US, France and Brazil (CoProExpert) |
FAC. CIÊNCIAS APLICADAS/UNICAMP |
GIL EYAL |
2023/15178-1 |
AMANCIO JORGE SILVA NUNES DE OLIVEIRA |
Investigating the Relationship between Science Diplomacy and Global DGT: The Role of Inclusive Metascience Observatories |
INST. ESTUDOS AVANÇADOS/USP |
CASSIDY ROSE SUGIMOTO |
2023/15193-0 |
PAULA MONTERO |
Repairing sociality, safeguarding democracy: Transatlantic North-South narratives and practices of deep equality. |
CENTRO BRASILEIRO ANÁLISE PLANEJAMENTO/CEBRAP |
CHRISTI VAN DER WESTHUIZEN |
2023/15208-8 |
GABRIELA DE BRELAZ |
Participation in the City: How Urban Participatory Innovations are Reshaping Democracy, Governance and Trust (PAR-CITY) |
CENTRO BRASILEIRO ANALISE PLANEJAMENTO/CEBRAP |
SAMUEL HALVORSEN |
2023/15265-1 |
PRISCILA LENA FARIAS |
Graphic Design Histories for Creative Dissent: Archiving and Ethical Challenges |
FAC. ARQUITETURA URBANISMO/USP |
TEAL TRIGGS |
2023/15272-8 |
JOSÉ VERISSIMO ROMAO NETTO |
Youth, affective polarization and trust: a transnational perspective |
CENTRO BRASILEIRO ANÁLISE PLANEJAMENTO/CEBRAP |
MARJOKE ANIKA OOSTEROM |
Outros processos aprovados:
Número do processo |
Nome do Pesquisador |
Título do Projeto |
Instituição do Pesquisador Responsável |
2023/15059-2 |
KATHARINE DOMMETT |
The Potential of Digital: Optimising Trustworthy Digital Contact (PODTRUST) |
UNIVERSITY OF SHEFFIELD |
2023/15078-7 |
LINA DENCIK |
Democracy, AI and Big Tech: Assessing corporate activities in the advancement of Artificial Intelligence in the UK, US and Canada |
GOLDSMITHS UNIVERSITY OF LONDON |
2023/15080-1 |
LEE JEROME |
Learning Amidst Disinformation and Social Conflict: Young People and Teachers Co-Constructing Curriculum through Transnational Dialogue |
MIDDLESEX UNIVERSITY |
2023/15088-2 |
DANIEL LAQUA |
Global Governance, Trust and Democratic Engagement in Past and Present |
NORTHUMBRIA UNIVERSITY |
2023/15112-0 |
SARAH GANTER |
An Exploration of Independent Journalism's Epistemologies: Enhancing Democratic Resilience in the Age of Disinformation Short Title: EDIT (Epistemologies of Democratic Resilience, Independent Journalism, and Trust) |
SIMON FRASER UNIVERSITY BURNABY CAMPUS |
2023/15145-6 |
MARIE CLAIRE VILLEVAL |
Impact of forced displacement on the development of social preferences and trust in children in the Sahel region |
CENTRE NATIONAL DE LA RECHERCHE SCIENTIFIQUE |
2023/15166-3 |
MICHAEL PAL |
Open Constitutional Democracy |
UNIVERSITY OTTAWA |
2023/15173-0 |
ELIZABETH SEARING |
Balancing Trust and Accountability: Charities, Government, and Society |
THE UNIVERSITY OF TEXAS AT DALLAS |
2023/15183-5 |
MUNACINGA SIMATELE |
Economic futures: the interplay of identities, trust, and governance in South African townships |
UNIVERSITY OF FORT HARE ALICE CAMPUS |
2023/15203-6 |
MARJOKE ANIKA OOSTEROM |
Youth, affective polarization and trust: a transnational perspective (YAPT) |
INSTITUTE OF DEVELOPMENT STUDIES |
2023/15209-4 |
CHRISTOPHER BARRIE |
A Cross-National Study to Promote Democratic Dialogue on Social Media Using Generative Artificial Intelligence |
UNIVERSITY EDINBURGH |
2023/15226-6 |
MERCEDES BLEDA |
Governance of Policy Failure Risks in the Design and Implementation of Mission-Oriented Innovation Policies-Sustainability experiences from the Global North |
UNIVERSITY MANCHESTER |
2023/15291-2 |
MARLENE LARUELLE |
Democracy in Exile (DemEx): A Comparative Study of Russian Migrant Communities after the Full-Scale Invasion of Ukraine |
GEORGE WASHINGTON UNIVERSITY |