Releases
Natura e FAPESP criam centro de pesquisa em bem-estar em parceria com USP e UNIFESP
São Paulo, 24 de março de 2015 - Em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a Natura lançará em 2015 um centro de pesquisa com foco em bem-estar.
O investimento na implantação e na condução do Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano é de R$ 20 milhões em dez anos, divididos igualmente entre a Natura e a FAPESP, e com contrapartida equivalente das universidades. A sede do centro será na USP.
O objetivo das pesquisas será a estruturação de uma base sólida de conhecimento para a avaliação e promoção do bem-estar a partir da integração de diferentes áreas do conhecimento, como neurociência, psicologia positiva e psicologia social, ciências da saúde, humanas e sociais aplicadas.
“Este é um modelo único de centro integrado envolvendo uma empresa brasileira para investigar um tema que também é inédito na academia. O projeto está na vanguarda da inovação aberta e demonstra comprometimento de longo prazo da empresa e das instituições envolvidas”, diz Gerson Pinto, vice-presidente de inovação da Natura.
A proposta científica selecionada, divulgada pela FAPESP, foi submetida pela professora Emma Otta, do Instituto de Psicologia da USP. O projeto eleito traz a excelência técnica de um consagrado grupo de mais de 40 cientistas e suas equipes, atuando em áreas de conhecimento complementares em instituições de todo o Brasil, como USP, UNIFESP e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de instituições internacionais como New York University e Washington State University.
“Multidisciplinar e na fronteira do conhecimento, o novo centro combinará as melhores práticas dos programas Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) e Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), da FAPESP, para conectar a pesquisa científica com a inovação e transferência de tecnologia”, afirma Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.
A Natura, líder do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no Brasil, tem a promoção do bem-estar como sua razão de ser e estuda internamente o tema. Com o novo centro de pesquisas, vai ampliar sua investigação de padrões culturais e sociais, que posteriormente podem ser aplicados em novos produtos, conceitos e serviços.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é a maior multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. Líder no setor de venda direta no Brasil, registrou R$ 7,4 bilhões de receita líquida em 2014, possui sete mil colaboradores, 1,7 milhão de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. Maior empresa B Corp do mundo, foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. A estrutura da companhia é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, além de centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Nova Iorque (EUA). Detém 65% da fabricante australiana de cosméticos Aesop, com lojas em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte. Para mais informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e confira os seus perfis nas seguintes redes sociais: Linkedin, Facebook, Twitter e Youtube.
Sobre a FAPESP
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) é uma instituição pública com a missão de apoiar a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado de São Paulo. A FAPESP seleciona e apoia projetos de investigação em todas as áreas do conhecimento, apresentados por pesquisadores ligados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo. A seleção de projetos é feita com base na revisão por pares (peer review), metodologia que utiliza pareceres emitidos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros não vinculados à Fundação. Em 2014, a Fundação desembolsou R$ 1,2 bilhão para apoio a projetos de pesquisa científica e tecnológica. Mais informações em www.fapesp.br.
______________________________________________________________________
Informações para a imprensa:
Burson-Marsteller Brasil / Assessoria de Imprensa Natura
Viviane Duarte
Carolina Lopez
Ester Ferreira
Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação
Samuel Antenor – (11) 3838-4381
Fernando Cunha – (11) 3838-4151